Cobras esfomeadas

Vagando pela internet descobri que de acordo com um estudo recente algumas espécies de cobras conseguem sobreviver 2 anos sem se alimentar, mas não sem sofrimento: elas digerem seu próprio coração aumentando o tamanho de sua cabeça para que possam ampliar a escolha de presas durante o período sem comida.

O estudo foi realizado da seguinte maneira: oraganizou-se três grupos de 20 cobras, cada um com um tipo diferente de serpente, que ficaram em jejum durante 168 dias. Seus pesos e comprimentos foram verificados regurlamente e após 168 dias foram sacrificadas para a continuação da experiência.

No 168º dia as cobras perderam de 9,3% a 24,4% de suas massas corporais e também gastaram 80% menos energia durante o período de testes. De acordo com
Marshall McCue (realizador da pesquisa) as cobras normalmente são sedentárias e só exploram o meio ambiente quando há presas por perto.

A pesquisa também revelou que durante o jejum o comprimento das cobras ficou maior especialmente na área da cabeça. “Com os ossos da cabeça maiores, elas podem escolher uma presa com mais potencial”, explicou.

E de acordo com análises químicas detreminou-se que as cobras quebram as gorduras saturadas e transformam-nas em gorduras poliinsaturadas, utilizando o hidrogênio para energia. A gordura intestinal e a gordura do tecido do fígado são as primeiras a serem queimadas. Observou-se também que a presença de água no corpo das cobras faz o réptil inchar em torno de 7%.

3496_g.jpeg

Fonte: http://www.sidneyrezende.com

3 respostas para Cobras esfomeadas

  1. Daniel disse:

    Durante o período de falta de alimentos as cobras ficam quase que vegetando, quase hibernando, mas depois voltam com toda força. Igual o Condado Azul. Espero que este post ajude a acabar com o jejum de notícias na net.
    (Desculpem a analogia. Precisava postar isso…. estava me corroendo por dentro)

  2. Thais Adler disse:

    C-A-R-A-M-B-A
    Foi realmente o Victor que ressucitou o Condado??????
    *upa! no victor!*

  3. Gui disse:

    Que legal isso, ontem eu tava assistindo um top 10 de cobras no Animal Planet. A semana tá sendo bem cobrística! APOSTA NA COBRAAAAA!
    =)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: