Para os blogueiros de plantão: Windows Live Writer

Essa semana resolvi atualizar meu Live Messenger e para minha surpresa tive que passar pelo processo burocrático porém de aparência limpa e bonita do instalador do Windows Live que junto com o ex-MSN faz de tudo para modificar minha página inicial e instalar barras de ferramentas da Microsoft. Mas tudo é facilmente desmarcado. Dentre os programas que o pacote poderia instalar, além do Messenger, existe o Mail, que substitui o Outlook Express e serve para abrir seu Hotmail localmente, uns negócios de proteção a família e o Writer.

Já havia lido na internet sobre o Writer, mas nunca me aprofundado muito. Já que estava fácil de instalar, foi apenas marcar mais uma caixa de seleção além do Messenger. Eles não informavam o tamanho do download ali.

Depois de tudo instalado acabei descobrindo que ele tem um excelente suporte com o WordPress e com muitos outros. E o usei para escrever o post anterior dos Filmes de Janeiro e este agora.

Clique na imagem para ampliar.

wlw

Para aqueles que estão acostumados com o HTML, como eu, podem exibir também a Fonte HTML e postar por lá. Eu realmente gostei da facilidade de incluir imagens, onde ele automaticamente fez o upload para o WordPress e incluiu no post. Além disso ao informar o endereço do Condado, ele examinou a fonte usada no template e mostra no editor WYSIWYG como deve ficar aproximadamente depois de postado.

Outro recurso muito interessante principalmente para mim é que nas Opções do programa você pode pedir para que ele lembre você de escolher uma categoria pro seu post, coisa que sempre faltava aqui  no Condado, sendo lembrada depois de um tempinho e cabia a mim voltar no meu post e incluir a categoria. A propósito, ele baixou todas as Categorias que já tinha incluído no WordPress do Condado além de ter todos os recursos avançados do nosso servidor como escolher a data, o editor, mandar Trackbacks e afins.

Realmente gostei dele e pretendo usá-lo de agora em diante para postar aqui. Fica essa sugestão a todos que já têm blog e àqueles que pretendem um dia ter um.

Deixe uma resposta

