Tendências musicais do verão

E não é de Summer Eletrohits de que estou falando não! O verão está aí, e nada como um passeio para longe da tv a cabo e do acesso à internet para me fazer aproximar do bom e velho rádio FM. Variando entre nove estações durante duas semanas inteiras me permitiu traçar um perfil comum à todas elas e perceber que na verdade o verão não variou muito no campo musical. Vamos à alguns destaques desta estação.

Durante as noites, metade das rádios eram dominadas por música eletrônica, as quais eu não pretendo citar ou mesmo diferenciar aqui. Dentre as músicas que deram para anotar e distinguir, temos que destacar indubitavelmente Umbrella foi a mais tocada do verão. Foi bom saber, que nos dias de chuva, que, aliás, tentaram estragar as férias, eu podia contar com o guarda-chuva uva uva ê ê ê da Rihanna.

Outra que está tentando tirar o reinado da Rihanna é a Fergie. Ela, mesmo desajeitada, está aparecendo em todas as emissoras, todos os dias com sua Clumsy. Não posso negar que o ritmo é muito bom. Inclusive é uma das minhas prediletas dela, mas receio que as rádios vão torná-la enjoativa devido ao excesso de exposição como fizeram com a já citada Umbrella.

Britney Spears pediu mais e conseguiu. A batida incessante de Gimme More está onipresente nas rádios fluminenses. O que me lembra que Vanessa da Mata teve muita sorte mesmo ao gravar Good Luck com Ben Harper. Esta é outra que não se passava um dia sem ouvir.

Tropa de Elite, depois do sucesso do filme “está chegando e vai passar” a música do mesmo nome do Tihuanna, tema do filme. Inclusive a versão exclusiva da Rádio MIX (e eram duas lá, das nove) remixada pelo André Ramiro.

Sean Kingston depois de copiar se basear em Stand by me para o sucesso Beautiful Girls, agora fez de vítima homenageado nosso querido Led Zeppelin, “parodiando” D’yer M’ker e gravando Me love. Danni Carlos era outra sempre presente com a nova música Coisas que eu sei, uma melodia agradável.

Não posso encerrar essa lista sem citar o mais citado de todos pelas rádios. Se tem alguém responsável pela programação musical da atualidade tem que ser o Timbaland. Com a Nelly Furtado está presente em Say it Right e Give it to Me, essa última com Justin Tiberlake. Os dois também estão em Ayo Technology com o 50 Cent e em The Way I Are, um erro gramatical gravado com Keri Hilson. Responsável pelos “Ê’s” de várias músicas, também contribui com sua vogal predileta para Apologize, música dele com o One Republic, mania deste fim de ano, depois de ser tocada na festa de Berlim. Eu particularmente adoro esta!

É claro, que generalizar é sempre um erro, mas espero que vocês entendam que isso é apenas uma varrida bem superficial à respeito do que as rádios tiveram a oferecer nesse mês.

Aproveito para avisar que estou de volta, e em breve estará aqui a coluna dos Filmes do Mês de Fevereiro!

Deixe uma resposta

