HD-DVD, a Betamax do século 21!

Dizem que a história é cíclica, que todos os acontecimentos do passado uma hora vão voltar a ocorrer no futuro, lógico que de uma maneira um pouco diferente. Para entendermos melhor vamos voltar um pouco no tempo.

No final dos anos 80, e início dos 90, o mundo inteiro estava passando por uma revolução no formato de gravação de vídeo. Naquele tempo se tornou possível qualquer pessoa, no conforto dos seus lares, gravar a sua programação predileta para assistir quando quiser, além de ter permitido serviços como a locação de filmes para assistir como o famoso, cuja tendência estava em alta nos EUA, on demand.

Vocês estão pensando que estou falando da fita de vídeo. Fita de vídeo é um termo muito amplo, já que temos vários formatos de fitas magnéticas que armazenam imagens em movimento. Os que se dizem espertos estão lendo isso e pensando, ou falando pra quem estiver do seu lado, que estou falando sobre o VHS, a “fita de vídeo”, como é conhecido. Meio certo! Muitos aqui nem sabem, mas nesse período existiam dois formatos de fitas de vídeo, a VHS que todos conhecem e a Betamax.

“Beta o quê?” A maioria dos que nasceram depois de 1990, não têm a mínima idéia do que isto seja. Betamax, ou chamada de “fita beta”, era uma fita menor, com um rolo só aparente. Compare na foto ao lado uma beta em cima e uma conhecida VHS em baixo.

Depois de uma guerra de formatos, o VHS acabou dominando e obrigou milhões de consumidores que já tinham se decidido pelo formato Beta, a comprar videocassetes VHS e com o tempo a jogar os seus videocassetes Betamax, que nem eram tão antigos assim, fora.

Com isso o ser humano aprendeu uma grande lição: Não vale a pena para a economia dois formatos, ainda mais de vídeo, ficarem coexistindo e atordoando os consumidores.

Duas décadas depois, a espécie humana, que aprende muito com seus erros, acabou de obrigar os usuários a jogarem os seus HD-DVDs fora, já que Blu-Ray foi o escolhido pelas grandes produtoras e lojas como padrão do vídeo em alta definição. Qualquer semelhança é mera coincidência.

6 respostas para HD-DVD, a Betamax do século 21!

  1. guida disse:

    ÊÊÊÊ e o nosso dinheiro indo pro brejo. ¬¬

  2. Florence disse:

    AAAH!!!!

    Eu quero Betamax.
    o.O

    me lembra Batman. \o/

    e é mais bonitinha…

    droga de gente chata.

  3. Victor disse:

    Eu sou desses muitos que não sabiam da existência da Betamax.
    Mas eu gostei delas, são mais legais que o VHS.

  4. lola disse:

    se nao fosse vc eu passaria todo o resto da minha vida sem saber do betamax…

  5. Daniel disse:

    Obrigado!! Me sinto honrado em saber que estou passando cultura!

  6. luciana disse:

    tenho 100 fitas beta…quer comprar ” a freira assassina” o primeiro gol do pelé…a copa de 70 e muitos titulos de drama ,terror,policial e romantica etc e etc ,entre em contato comigo lucianasouzaaguiar@hotmail.com fone (18)97831809 araçatuba-sp ahhhhhhhhhh tem alguns desenhos tbm…bjus luciana

Deixe uma resposta

