Um espetáculo da natureza

i43.jpgDentre um dos maravilhosos fenômenos naturais conhecidos está a Aurora Boreal, que com sua beleza e seu “esquema” de cores prende a atenção de muitas pessoas revelando-se um verdadeiro show da natureza. Então resolvi escrever um pouco sobre ela por uma questão de autoconhecimento e por certa atração que tenho por essa singular raridade.

 

O que é, como e quando ocorre

copia-de-paisagem2007abr_auroraboreal.jpgÉ um arco ou uma faixa brilhante que pode ser visualizado no céu durante a noite nas regiões polares. Chamado de “aurora boreal”, no Pólo Norte, ou “aurora austral” no caso no Pólo Sul, origina-se de descargas elétricas que ocorrem a altitudes entre 100 e 300 km da Terra. O campo magnético terrestre, muito forte das proximidades dos pólos, atrai partículas presentes no vento solar (gás extremamente rarefeito emitido pelo Sol). Essas partículas, carregadas de eletricidade, colidem com átomos e moléculas da atmosfera superior de nosso planeta provocando as descargas elétricas e a conseqüente luminosidade típica das auroras polares ocorrendo normalmente nas épocas de setembro a outubro e de março a abril.

Aurora Artificial

copia-de-796px-aurora_borealis_in_a_lab_dsc04517.jpg“… simulações do efeito em laboratório começaram a ser feitas no final de século XIX pelo cientista norueguês Kristian Birkeland, que provou, utilizando uma câmara de vácuo e uma esfera, que os elétrons eram guiados em tal efeito para as regiões polares da esfera. Recentemente, pesquisadores conseguiram criar um efeito auroral modesto visível da terra ao emitir raios de rádio no céu noturno, tomando uma coloração verde. Da mesma forma que o fenômeno natural, as partículas atingiam a ionosfera, excitando os elétrons no plasma. Com a colisão dos elétrons com a atmosfera terrestre as luzes eram emitidas. Tal experimento também aumentou o conhecimento dos efeitos da ionosfera nas comunicações por rádio”. (Fonte do texto: Wikipédia)

Curiosidades

Uma curiosidade das auroras polares é que sua forma pode variar bastante. Às vezes ela se apresenta como um arco que atravessa o céu. No caso da aurora boreal, geralmente ela assume um aspecto de coroa.
Outra bem interessante é o fato de as auroras não serem um fenômeno privativo da Terra, podendo ocorrer em outros planetas como Marte, Vênus, Júpiter e Saturno.

copia-de-jupiteraurorahstuv.jpg

 

  1. Aurora boreal na Groelândia
  2. Aurora boreal capturada por satélite
  3. Aurora boreal produzida em laboratório
  4. Aurora boreal em Júpiter

2 respostas para Um espetáculo da natureza

  1. Daniel disse:

    Realmente é raro uma pessoa que não seja fascinada pelas auroras. Parabéns pelo post!

  2. È fascinante!!!!!!! Belissimoooooo!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: