Dorminhocos e matemáticos

O mundo aquático é realmente repleto de novidades. E estou aqui para falar de dois fatos curiosos sobre os peixes, o primeiro já havia pensado sobre, mas o outro, pelo menos pra mim, é novidade.

O primeiro é que através de um estudo, foi possível comprovar que peixes realmente dormem e que também podem sofrer com uma noite mal dormida e até desenvolver insônia. Mas não pensem que eles possuem pálpebras, pois a maioria não as tem e era isso que deixava a dúvida se dormiam ou descansavam enquanto estavam parados. Então com leves choques consecutivos os peixes eram mantidos acordados a noite toda e na primeira chance dormiam para compensar a noite de sono perdida.

O segundo fato é sobre os peixes saberem contar, é isso mesmo, eles de fato sabem, mas só até quatro. A capacidade matemática dos peixes foi percebida através de uma fêmea que se refugiou, de um macho perseguidor, em um bando maior para se proteger. Nesse experimento a fêmea examinada se encontrava em um tanque, separada de outros adjacentes que continham cardumes de tamanhos diferentes e mesmo não podendo ela se reunia a eles para se defender. O fato de contarem somente até quatro é porque a fêmea só distingue grupos de até quatro componentes, a partir daí não sabe diferenciar os cardumes. E de acordo com os cientistas, a habilidade numérica dos peixes é similar a do macaco, golfinho e de crianças entre seis e doze meses.

Fonte: http://www.sidneyrezende.com

4 respostas para Dorminhocos e matemáticos

  1. Larissa disse:

    faaala primo.,
    sempre soube que os peixes eram inteligentes!🙂
    te vejo por ai .

  2. lola disse:

    ue bom! eu estava certa! sempre falei que os peixes dormem!
    agora… essa historia de contar??? isso é novo.
    auihuahi

  3. Victor disse:

    Os peixes ainda vao dominar o mundo!!!
    huahuahuahua

  4. Daniel disse:

    Os peixes só contam até quatro. Mas se eles agruparem de quatro em quatro (tipo cardumes) e contar os cardumes? Podem contar 4 cardumes. Aí agrupando de 4 em 4 cardumes eles podem contar 4 agrupamentos de 4×4 peixes. E depois podem agrupar esses agrupamentos de 4 em 4 e contar até 4 destes ……

    Se usarmos os símbolos: 0, 1, 2, 3, 4 para mostrar as quantidades que os peixes consegue contar, isso tende ao infinito. Seria um número na base 5. Para transformar para decimal seria apenas multiplicar cada valor por 5 elevado ao peso da casa e para transformar de decimal para linguagem dos peixes seria só realizar sucessivas divisões por 5, e pegar o ultimo quociente e os restos de todas as contas no sentido ultima divisão-primeira divisão.

    Ai… preciso de férias!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: