Falkirk Wheel

A engenharia desde os seus primórdios tem sido muitas das vezes uma grande aliada dos seres humanos para que haja uma maior praticidade no seu dia-a-dia. E depois de uma vasta pesquisa pela internet descobri uma obra que sem dúvida veio a calhar para a navegação no noroeste da Europa. Diretamente da Escócia apresento-lhes o Falkirk Wheel.

O Falkirk Wheel, ou Roda Falkirk, é um elevador rotativo para barcos criado com o propósito de atravessar-los de um canal da Escócia chamado Estuário Primeiro para um outro conhecido como Estuário de Clyde que apresentam uma diferença de altura de 24 metros o equivalente a um edifício de 8 andares. Ele é capaz de levantar o peso de 100 elefantes e pode levar mais de 8 barcos de cada vez e para sua produção foram utilizadas 1.200 toneladas de aço e nada mais nada menos que 15.000 parafusos.

Mas, como isso funciona? Fazendo um breve resumo, barcos entram em cada uma das gôndolas que contêm água para flutuação e é necessário que tenham o mesmo peso, pois o Falkirk Wheel funciona a partir do Princípio de Arquimedes, ou seja, o barco que entra na gôndola desloca um volume proporcional de água, para que a combinação do barco mais a água fiquem sempre iguais à massa original, e depois de acionado os controles o elevador faz um movimento de 180° graus transportando os barcos e para manter-los na horizontal, as gôndolas são apoiadas em um carril curvado único no interior da abertura de cada braço que gira à medida que o elevador faz a rotação. Para uma explicação mais detalhada clique aqui e para melhor visualização clique aqui.

Uma resposta para Falkirk Wheel

  1. lola disse:

    primeiro comentário!
    ai victor… vc tá tão engenheiro!
    :):):)

    deve ser engraçado andar nesse treco

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: