Filmes do Mês: Julho (em versão tamanho família)

Quanto tempo eu não escrevo uma coluna Filmes do Bimestre Mês. Mas acho que todos vocês ja sabem que ando meio ocupado (não que isso seja uma desculpa para não escrever, e sim para ver filmes). Mas assim que se juntam três, cuja qualidade merece estar aqui, é aqui que eles haverão de estar. E para compensar esta coluna está bem maior e mais divida que o normal.

Esse mês, começarei de um documentário já mais antigo, que você encontra facilmente no catálogo das locadoras; depois, passarei para um filme mais novo, também já disponível para locação, mas como lançamento; e para encerrar um filme que acabei de ver nos cinemas. Vamos lá!


poster_qsn O que acontece quando reunimos um médico, um professor universitário de física, um diretor de um instituto universitário de ciência, um professor de anestesiologia e psicologia, um professor de teologia, um psiquiatra, um especialista em medicina nuclear, uma especialista em peptídeos, uma mestra de uma escola de iluminação, um estudante de física, um professor de ciências materiais e um PhD em física para falar sobre física quântica? Essa é a quem-somos-nos03proposta do filme Quem somos nós?, que intermitentemente com estas entrevistas, vai completando a explicação com uma história fictícia.

Não é só de física quântica que o filme é feito. Na verdade, no final, o enredo vai se distanciando muito dela e começa a questionar nossa maneira de pensar e agir. Até a religião recebe críticas sob o ponto de vista pelo qual a interpretamos hoje em dia. Muito sobre medicina é mostrado em animações muito bem feitas tridimensionalmente.

quem-somos-nos07 O filme também mostra muito a respeito das nossas emoções, e como elas podem alterar nosso dia-a-dia. Como nós somos capazes de modificar o mundo a que nos cerca. Como o pensamento tem força para modificar matéria.

quem-somos-nos-02Na festa do casamento o filme fica meio que WTF?, mas se você gosta de “pseudo-glândulas” vermelhas cantando e dançando, você deve  gostar dessa parte também.

Quando o filme chega no ponto de uma hora e cinco minutos, eu percebi uma grave falha de continuidade. Observem que mesmo ela deixando o guarda-chuva do copo, e o rapaz substituindo pelo dele, na cena seguinte as cores estão destrocadas novamente.


antes-de-partir-poster01 Outro grande sucesso que nos faz pensar bastante é Antes de Partir. Sou um extremo fã de filmes com Morgan Freeman e com Jack Nicholson. Lógico, que juntando esse dois talentosos, o resultado não poderia ser diferente.

No filme, os dois são pacientes com câncer em fase terminal, que, depois que descobrem quanto tempo têm restando em suas vidas, resolvem fazer de tudo para aproveitar os momentos, de uma maneira que nunca fizeram.

3876550 Abandonando tudo para trás, as diferenças entre os personagens, um pobre e outro muito rico, são oprimidas e ambos passam a viver como grandes amigos, experimentando tudo o que o mundo pode oferecer.

Obviamente, neste processo entram grandes viagens pelo globo. Só para citar alguns destinos posso dizer: as pirâmides do Egito e o grande Himalaia, cuja visitação é obrigatória para eles, após concordarem em fazer tudo o que previamente haviam relacionado num pedaço de papel.

antes_de_partir_foto01 O filme é um drama, com muitas passagens tristes, e muita reflexão a respeito de aproveitar a vida. Sem querer estragar o enredo para vocês, não vou entrar em mais detalhes, mas é claro que nem tudo é tão fácil assim.

Volto a dizer que vale muito a pena, não só pela temática maravilhosa, mas também pela atuação de dois grandes na história do cinema americano.


posterexclusivoomelete Para terminar a coluna deste mês, vou comentar a respeito de um grande sucesso de bilheterias que ainda está nos cinemas. Hoje mesmo eu fui conferir o novo Batman, O Cavaleiro das Trevas.

Eu de fato não fui ver nenhum outro filme da série do Batman no cinema, mas este me prendeu muito na história, principalmente pela atuação de Heath Ledger, que interpreta o Coringa; ator que morreu este ano. dark-knight-jokerEspecula-se que tenha sido devido ao fato de estar tomando remédios, já que a caracterização desta personagem era pesada demais.

Independente desta perda do mundo cinematográfico, o papel é muito bem desempenhado, e paga o filme.

Não estou querendo desmerecer o trabalho do protagonista, que permanece no posto de Batman, assumido no último filme Batman Begins.

Batman A história continua a partir do final desse último, quando surge um novo vilão na cidade: o Coringa. Com muita ação, política e corrupção da força pública, a segurança da cidade só pode ser garantida por uma pessoa: Batman, quem quer que ele seja.

Mesmo nessa situação, devemos dizer que a opinião pública em relação ao herói não é das melhores. Além de lutar contra os bandidos, cabe a ele recuperar sua reputação de salvador de vidas.

Para aqueles mais indecisos, aproveitem e esperem o filme chegar nas emissoras de TV por assinatura. Minha recomendação continuará valendo.


Realmente estava devendo uma coluna de Filmes do Mês, mas sem dúvida esta aqui vale pelas duas. Eu espero continuar assim de agora em diante: comentar mais sobre os filmes e não só recomendá-los. Quem sabe faço até posts separados?

Meu muito obrigado a vocês que acompanham meus comentários aqui. Se faço isso por alguém, é por vocês.

5 respostas para Filmes do Mês: Julho (em versão tamanho família)

  1. Thais Adler disse:

    O Batman eu pretendo ver, isso sem sombra de dúvida, promissor.
    O Quem somos nós? tem uma temática interessante, ok, agora, ONDE você viu coisas médicas?…juro que não lembro

  2. Daniel disse:

    Vários momentos do filme são ilustrados com animações que mostram a produção de proteínas, a ação das enzimas, o funcionamento do cérebro (que incluí por exemplo, as células nervosas se conectando e se separando mediante algumas ações), uma visão 3D do interior dos vasos sanguíneos, entre outras que agora eu não consigo me lembrar.

  3. Victor disse:

    “Quem somos nós?” sem duvida um documentario muito interessante, “Antes de partir” nunca assisti e Batman ja vi no cinema e acho q é o melhor filme de super heroi ja feito, graças ao Coringa.

  4. Lella disse:

    Vou comentar sobre ‘Batman’ porque nós o assistimos juntos no cinema. Cara, o Curinga salva o filme de todas as formas! *-*

  5. Aline disse:

    Depois desse comentário sobre Batman me deu ate mais vontade de assistir o filme!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: