Ode ao Natal Global

E vem mais um Natal. Tempo de desenterrar a fita cassete da Simone, de sair de casa a noite para ver a decoração da cidade. Tempo de se lembrar de quando encontrar algum conhecido na rua, incluir a frase “Feliz Natal” no final da conversa e, é claro, tempo de reunir toda a família para encher os buchos, comemorando o nascimento de Jesus.

E como de costume, toda essa celebração é acompanhada pelos televisores, onipresentes em qualquer canto em que você esteja comemorando seu Natal. Presensa obrigatória ao lado da mesa da ceia natalina. E estes mesmos equipamentos, que nos acompanham durante o ano inteiro, nesta época do ano são tentados a nos trair.

Este ano não foi diferente. Enquanto participava da grande mesa, a TV ligada no canto, na Rede Globo, diga-se de passagem, mostrava a sua graça com os especias de Natal. Antes mesmo de chegar no Natal, algumas coisas já são previsíveis: A sessão da tarde vai passar “Esqueceram de mim 4 x 10^9”, o Roberto Carlos vai cantar “Jesus Cristo”, na hora de acabar de comer vai estar passando a Missa do Galo e antes da missa vamos ter desenhos animados.

Este ano concordo que um episódio de Simpsons adicionou um extra na programação, sendo incluído neste bloco de desenhos animados, mas a Globo não precisava ter cortado algumas cenas do episódio, afinal temos dias e dias de programação Natalina para serem exploradas, e muito menos passar o episódio que a FOX tinha acabado de passar no dia anterior no seu também, coincidentemente (claro), Especial de Natal.

Contudo, tenho que dar a mão à palmatória e citar algo que jamais esperava ver na programação natalina da Globo. Uma certa hora, ao me voltar para a tela do televisor, me deparo com uma cena do filme “Mudança de Hábito” que não me recordava. Depois de parar o olhar e esperar que o cristalino focalizasse na imagem, fiquei pasmo ao ver uma versão nacional de Mudança de Hábito com a Xuxa como protagonista! Podiam ter pelo menos mudado a cor hábitos. Até as freiras possuiam características parecidas com as do filme!

E já dá para saber o que a Globo reserva para nós o resto deste ano. Além dos filmes natalinos padrões de todos os outros canais, abertos ou fechados, teremos o Rei cantando músicas inéditas, a retrospectiva 2008, que esse ano nem mudaram a vinheta, apenas o ano que aparece no display digital (Na verdade, se não me engano, ano passado já foi repetida a do ano retrasado. Cadê a criatividade desse pessoal?), e é claro, os intermináveis “Hoje é um novo dia de um novo tempo que começou”.

Pois é. Agora a comida já terminou de ser digerida e já posso me deitar. Afinal amanhã é dia de voltar e terminar de enterrar os ossos do que sobrou do jantar!

PS: Gostaria de deixar bem claro que chamar o especial “Xuxa e as Noviças” de “versão nacional de Mudança de Hábito” é mera generalização apressada deste caro autor. Afinal, é toda hora que se vê freiras, com hábitos preto e branco, cantando num coral, sendo regidas por uma outra que possui uma ideologia diferente e apenas tem sorte de estar ali.

Uma resposta para Ode ao Natal Global

  1. Thais Adler disse:

    Vejamos. Pessoas normais simplesmente ignoram a tv ligada durante uma ceia de natal. Mas talvez isso esteja a relacionado à grande qualidade da programação da época. Nunca saberemos.

    Mas Xuxa né. Tá me pedindo demais.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: