Minha futura saga e a NOKIA

Começo hoje aqui no Condado uma nova série de postagens que vão descrever o árduo trajeto que vou percorrer a espera da solução do meu problema com a empresa NOKIA.

imageNeste post pretendo contar toda a história de um certo aparelho celular e começar com o primeiro episódio do seriado pedido de manutenção, previsto em garantia.

No dia 07 de Dezembro de 2008, prestes a fazer um ano, comprei  pelo site das Americanas.com um aparelho celular NOKIA do modelo 5000 na cor verde. Na época, o valor pago foi de R$ 299,00.

Inicialmente, não tinha o que reclamar do aparelho. Era de fato um pouco lerdo para responder aos meus comandos, principalmente se uma combinação de teclas era pressionada ao mesmo tempo, ele caía num pequeno delay, mas nada que de que eu viesse a reclamar, uma vez que o processador de um aparelho assim não poderia ser muita coisa.

Imagem000Desde o dia 31/05, do nada, ao tirar uma foto, fui presenteado com uma bela linha vertical cortando a imagem de fora a fora. Ao lado eu tenho um exemplo de uma foto tirada com ele. Cliquem para ampliar. Reparem na falha que era constante e sempre no mesmo lugar.

Como precisava do aparelho, e nem era uma falha tão grave que impossibilitasse o uso, fui mantendo-o comigo. Porém, com o fim da garantia do fabricante de um ano se aproximando, decidi mandar o aparelho para o conserto, principalmente depois de durante uns dias ter sido impossível ligar a câmera, depois se normalizando, acreditando que seria apenas uma rápida troca de algum cabo que rebentou ou está com mal contato.

Primeiro descubro que não temos assistência técnica autorizada NOKIA na cidade de Petrópolis. Mas sem problemas, através de um convênio do fabricante com os Correios, eu poderia enviar gratuitamente o aparelho defeituoso para uma assistência no Rio de Janeiro e o mesmo seria devolvido após o conserto para minha residência.

Numa segunda-feira, dia 16/11, me dirijo feliz para a agência dos Correios informada e envio meu aparelho. No dia seguinte a fabricante informa do recebimento do mesmo via e-mail. Sábado agora, dia 28, 12 dias depois recebo outro e-mail dizendo que a Ordem de Serviço foi finalizada e estaria recebendo meu aparelho em alguns dias. De fato, hoje, 01/12 o mesmo chegou.

E qual a surpresa ao abrir a caixa e ler os papeis que foram  enviados com o aparelho? De acordo com o Relatório Técnico, o laudo informou que havia sido realizado imageum “reparo anterior inadequado de seus componentes internos, comprometendo desta forma o funcionamento de seu circuito eletrônico”, acompanhado de um detalhe numa foto (ao lado, clique para ampliar) dos pinos que realizam a conexão do aparelho com a bateria. Não reparei como estava o aparelho antes, nem muito menos quando comprei, e não sei se foi o fato de um pino estar (ou ser, quem sabe?) mais curto que os demais.

Agora eu penso, se o aparelho é novo e foi a primeira vez que foi desmontado, desconsiderando a possibilidade de má-fé de alguém envolvido nesta história, o que eu evito ao máximo pensar que foi o que aconteceu, temos duas opções: ou a NOKIA me vendeu um aparelho remanufaturado, cuja própria assistência autorizada não reconhece o reparo ou houve um erro na fabricação deste exato aparelho em si.

Enfim, o aparelho voltou e a NOKIA se recusou a consertá-lo. Não desisti por aí. Se de fato o aparelho sofreu algum reparo antes de ser vendido para mim, insisto na troca do mesmo. Não paguei preço de novo para obter aparelho remanufaturado.

Ahh, para terminar minha saga, resolvo tentar ligar o aparelho. Afinal, vai que de repente o problema se consertou miraculosamente! Ao colocar a bateria, nenhum sinal de vida. Imagino eu, pobre mortal que desconhece os protocolos que possivelmente descarregaram-a inteiramente para transporte, ou outra razão aparentemente absurda assim. Ao colocar na tomada para carregar, ainda nenhum sinal de vida. Deixo meia hora, e adivinhem o quê? Nenhum sinal de vida!

Enviei meu celular com um defeito na câmera, (e ocorreu uma vez de ele perder a memória de chamadas realizadas, mas isso entro em detalhes em outro post), e o recebi 15 dias depois, com um laudo dizendo que a garantia não vai cobrir, e ainda por sinal, um celular quase inútil. A facilidade dele de peso de papel continua funcionando.

Abaixo o laudo enviado. Clique para ampliar.

DSC00718

Esta semana entrarei em contato novamente com o atendimento ao consumidor NOKIA. Mantenham-se atualizados que estarei postando aqui as mais recentes desta saga, que só pretendo terminar quando meus direitos de consumidor estarem sendo respeitados.

Deixe uma resposta

