Sherlock Holmes: filme vs livros (pt 1)

Sherlock HolmesAcho que todos sabem que recentemente foi lançado um esperado filme com o protagonista das histórias de Conan Doyle , o famoso detetive Sherlock Holmes e eu, como fã dos livros e do Mestre propriamente dito, vou me arriscar a falar sobre esse lançamento.

O filme tem ares de ação, comédia, romance (?) e sabe-se lá mais o quê. Tem muitas referências à Londres vitoriana, sem forçar nenhuma, ao contrário do que  acontece na maior parte dos filmes ou livros recentes que tentam retratá-la. Isso, por si só, já seria uma grande qualidade. O cenário está excelente, conseguiram captar a essência de confusão de Londres, “essa grande cloaca para a qual todos os vagabundos e ociosos do Império são irresistivelmente drenados” [Watson, Um Estudo em Vermelho ]. Está certo que para isso eles devem ter contratado uma enormidade de figurantes e quando sair o dvd eu vou me certificar se são os mesmos em todas as cenas.

A trilha sonora, que eu já tinha feito o download antes do filme, é boa.  Nenhuma que me marcasse como as de Quem quer ser um milionário? , mas acima da média. Ressalva aqui para a excelente música irlandesa na cena de luta que não estava na trilha sonora oficial, pretendo descobrir o nome.

O enredo envolve uma sociedade secreta que rege silenciosamente o Império, sua tentativa de dominar o mundo (só eu acho estranha essa obssessão dos vilões em dominar o mundo?) e possíveis feitiços que levariam a esse propósito maior. Nada muito diferente do que aparece em vários casos do famoso detetive. Seja em Um Estudo em Vermelho ou As Cinco Sementes de Laranja (link em inglês) o sobrenatural e o ar de mistério tendem a estar presentes, sempre sendo desatados os nós pelas deduções de Sherlock Holmes. Mesmo não me apresentando nada absolutamente inédito no enredo,  ganharam créditos comigo 1. por não tentarem refilmar as histórias originais (estamos bem servidos em relação à isso com o seriado da Granada (link em inglês) ), 2. por não tentarem colocar Sherlock Holmes como uma figura mítica que resolve o caso só de olhar para o vilão (como acontece nos filmes com Basil Rathbone ).

A segunda parte deste post  trata sobre os personagens do filme e será publicada em breve. ;D

3 respostas para Sherlock Holmes: filme vs livros (pt 1)

  1. Daniel disse:

    Bem, meu conhecimento de Sherlock Holmes não é dos maiores, e o pouco que eu tenho devo à Thais, então fica meio difícil comentar alguma coisa sobre essas opiniões exprimidas nesse post. Mas como bom amante de filmes, adorei este, e mesmo sem ter muito viciado, fui capaz de ‘pegar’ algumas expressões clássicas de SH enquanto estava no cinema.

    O filme é envolvente e eu, pessoalmente, gostei bastante do enredo. Fica aqui, no primeiro “Comentário Filmes do Mês” XDDD, minha sugestão para todos assistirem.

  2. Nana disse:

    Oooo Descobri o nome da musica do sherlock que eu tambem tava atras.. chama “The Dubliners-Rocky Road to Dublin”

  3. Thais Adler disse:

    Obrigada Nana ;DDDD

Deixe uma resposta

